quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O que se deve fazer em OUTUBRO



Mês das Flores acordarem após o repouso do inverno.

Dendrobium Nobile ou Orquídea Olho de Boneca


Pois é pessoal, já estamos no mês de outubro 
e esse ano foi complicado demais 
manter o blog atualizado,
foram pouquíssimas postagens devido a um problema na visão 
que me impossibilitou de escrever e revisar os textos por conta
da dificuldade em permanecer olhando para o monitor,
e pra piorar, cãimbras intensas e medonhas nas pernas
a cada 20 minutos que fico sentada (problema antigo),
até hoje nenhum médico descobriu o motivo da má circulação
e por causa da dor, vou diminuindo meus minutos na internet. 
Acessei minha conta no facebook apenas uma vez por mês 
ou no máximo duas, somente para responder aos emails e
postar lá na página do Blog da Bruh no facebook,
poucas imagens divertidas ou interessantes que encontro por aí.
Também ando bem ocupada com as funções do nosso centro espírita. 

Espero que todos vocês estejam bem! :) 
E vamos ao assunto da vez?



O que devemos fazer no mês de outubro?



Aqui em Santa Catarina tem um monte de opções de festas regionais:

Fenaostra
Cidade: Florianópolis

Heimatfest
Cidade: Forquilhinha

Oktoberfest
Cidade: Blumenau

Fenarreco
Cidade: Brusque

Marejada: Aventura Pelos Mares do Mundo
Cidade: Itajaí

Schützenfest
Cidade: Jaraguá do Sul

Tirolerfest
Cidade: Treze Tilias

Oktoberfest de Itapiranga
Cidade: Itapiranga

Festa do Imigrante
Cidade: Timbó

Bananenfest
Cidade: Corupá

Oberlandfest
Cidade: Rio Negrinho


Pra quem gosta de festas regionais, 
Santa Catarina em outubro tem muita diversão. 

Não podemos esquecer o dia 12 de outubro, dia das crianças! 
Aqui em Floripa, os terreiros de candomblé e umbanda
fazem lindas festas para Cosme e Damião.

Eu não sou muito de ir em festas (exceto as religiosas), 
gosto mesmo é de ficar em casa com as minhas costuras, animais 
e o que eu gosto mesmo é de estar perto das minhas plantas e da minha estufa. 

Vale lembrar que as informações que posto aqui, 
são baseadas na experiência com as plantas que eu tenho
e no clima aqui de Florianópolis - SC, região Sul do Brasil.



NOS CAMPOS e HORTAS


Proceder ao enterramento do estrume, pois com as chuvas da primavera
 e o calor, a decomposição se fará com mais rapidez. 

Fazer a colheita das batatas, milhos e feijões de regadio. 
Continuar a ceifa e a debulha do arroz. 

Período ideal para preparar a terra e iniciar uma horta em casa
que crescerá durante a estação da primavera.
Ótimo período para fazer o plantio em sementeiras
de cereais de pragana, leguminosas e hortaliças. 

Couve manteiga
Dica sobre a couve manteiga
Você sabia que a couve ajuda a curar gastrites e úlceras estomacais?
Sim! É verdade. Me ajudou e pode ajudar você também.
É só fazer o seguinte:
Pela manhã, em jejum, triture no liquidificador
3 folhas de couve para um copo de 300ml de água,
coe se quiser e beba em jejum todos os dias de manhã,
até não sentir mais dores.


Muda de abóbora moranga

Semear em lugar definitivo agrião, ervilha, fava, lentilha, abóbora,
rabanetes, cenouras, beterraba, espinafres, coentros, melancia,
melão, pepino, nabo, tomate, feijão-de-vagem, salsa e salsinhas. 

Salsinha para tempero

Começar a sementeira de acelgas, alfaces e couves diversas, cebolas,
rúculas, pimentas, mostardas, repolhos, almeirão, tomilho, cebolinhas
que se transplantam depois, em Novembro.

Couve Brócolis

Iniciar e continuar à plantação de espargos, couves,
beterrabas, morangueiros, pimentas e alhos.
O ideal é plantar o alho cedo com uma boa adubação potássica.
Pode-se empregar a cinza de fornos, que, como é sabido,
é muito rica em sais de potássio. 


NO JARDIM 

Proceder a preparação dos canteiros, jardins ou vasos
para as sementeiras e plantações da época. 

Roseira também vive feliz em vasos bem adubados.
Começar a poda das roseiras, dos lilases e de outros arbustos ornamentais
de rebentação temporã, jacintos, margaridas, etc. 
Retirar os galhos secos e os galhos que nascem em direção ao chão,
os galhos que já floresceram e estiverem bons, você pode fazer estaquia.

Hibisco do meu jardim

Multiplicar por estacas os pelargônios, as roseiras, os lilases e hibiscos.
O período de outubro é perfeito para reproduzir por estaquia
os arbustos ornamentais, principalmente galhos que já tenham produzido flores.

Bom momento para plantar os bulbos das Amarillis.

Amarillis Red White


DICAS: 


O início da primavera é o melhor período do ano
para fazer uma horta em seu quintal.

Não podemos esquecer de arrancar as tiriricas do jardim ou horta,
as ervas-daninhas crescem com força total na primavera e roubam do solo
todos os nutrientes necessários para suas plantas ficarem bonitas. 

Plante direto no solo se você não tiver paciência
para esperar os 30 dias e transplantar as mudas das sementeiras, 
o período da primavera é perfeito para germinar novas plantas. 

Florescem: 

Mistura de três tipos de Alamandas na cerca, fica lindo.
Alamandas, saiba mais: 

Amarilis, Açucenas ou Flor da imperatriz
Amaryllis, saiba mais em: 

Azaleias do meu jardim
Azaléias; 
Azaleias da minha estufa

Alpínia ou Colônia;

Alpinia ou Colônia

Brugmancias, Trombeta ou Saia-branca do jardim da mamãe da Bruh.
Balsaminas, Baunilha-de-peru, Begônias, Beijo-de-frade,
Boca-de-leão, Boninha, Borboletas, Bromélia, Brugmancias; 

Erva Capuchinha

Calceolária, Caliandra, Campainhas, Campanulas, Capuchinhas,
 Centáureas, Chamas, Chapéu-de-Napoleão, Clívias, Cobéia, Colônia, Columbinas,
 Cosmos, Cravinas, Cravos, Cravo-de-defunto, Crisântemo, Crista-de-galo; 

No meu jardim tem Azaleias ao fundo e Dendrobium
(orquídea Olho-de-boneca) amarrada na Palmeira Areca
Dálias, Damas-entre-verdes, Damas-da-noite, Dedaleiras, Dendróbios; 

Escovinha, Esporinhas, Esponjinha, Estrela-do-norte, Estefânia, Estrelizia; 
Espinheira Santa com flores
Espinheira Santa Maytenus (Maytenus ilicifolia); 
A parte utilizada da Espinheira Santa são as Folhas. 
Usos : Planta vinda do Paraná , com grande poder
no tratamento de gastrite, úlceras, é cicatrizante e antitumoral. 

Freesias, Frésia; 

Gardênia, Gazânia, Gérbera, Gipsófila, Girassol, Grevilha arbustiva; 
Helicônia Rostrata


Helicônias, Heliotrópio, Hemerocalis, Hibiscos, Hortências; 

Hibisco


Ipê-amarelo, Ixias; 


Jasmim-do-cabo, Jasmim-dos-poetas, Jasmim-estrela, Jurujubas; 


Kalanchoes; 
Kalanchoes


Laços-espanhóis, Lágrimas-de-cristo, Lírios diversos, Lisianthus; 

Lírio-do-amazonas (Eucharis grandiflora) ou Estrela Dalva
ou Estrela de Belém ou Estrela da anunciação.
Lírio-do-Amazonas no vaso que eu pintei.


Malmequer, Margaridas, Margaridinhas, Miosótis; 

Narciso; 

Onze-horas, Orquídeas; 
Orquídea Phalaenopsis

Palma-de-santa-rita, Papoulas, Petúnia; 

Quaresmeiras; 

Rabo-de-raposa, Rainha-margarida, Rainúnculos, Rosas diversas; 
Roseira Trepadeira

Saudades, Sempre-vivas, Sibipiruna; 

Taioba-brava, Tinhorão de todos os tipos, 

Tremoço-de-cheiro, Tremoço-perene; 

Verbenas, Violetas; 

Zínias. 

♥ ♥ ♥ 



Se eu esqueci alguma plantinha, 
deixe seu comentário e ajude a enriquecer as dicas do Blog da Bruh.

As fotos acima que estão assinadas com o endereço do meu blog,
pertencem a minha estufa ou estão plantadas no meu jardim. 

Obrigada por me visitar, mas não sei adivinhar, 
deixe seu comentário se puder, 
isso vai me ajudar a saber quem és. 

Somente tiro dúvidas dos membros seguidores do blog.

Seja um amigo do Blog da Bruh, clique no botão azul
no início do Blog "Participar desse site" e se torne um membro.
Deixe seu recadinho e assine com carinho,
porque eu fico muito feliz com seu contato. =) 

Sintam-se todos beijados, agradeço todos os recados. 
Bruh Floripa. =*


Ei! Clica AQUI e visite o "Empório da Bruh"

confira algumas plantinhas ou aves. =) 

♥ ♥ ♥ 

2 comentários:

  1. Querida amiga Bruh !!!!!!!!!!!!!!

    Senti-me honrado com a sua presença
    Em minha página. Passando para retribuir e deixar
    O meu abraço e carinho.
    Belíssimo Blog. Muito lindo. Adorei o seu
    espaço. Meus parabéns.

    Uma semana maravilhosa é o que desejo
    Para você. Com muita paz, amor e, felicidade em
    Seu coração. Que haja muita luz em seu caminho.
    Beijos de luz !!!

    POETA CIGANO – 22/10/2013

    http://carlosrimolo.blogspot.com
    “Poesias do Poeta Cigano”


    ResponderExcluir

http://bruhfloripa.blogspot.com.br
Visite mais vezes e confira todas as postagens.
Obrigada pela visita e deixe sua dúvida aí na mensagem que eu
♥ Agradeço ♥ desde já sua participação.
By Bruh Floripa! =D

SACIE MINHA CURIOSIDADE, POR FAVOR RESPONDA... COMO VOCÊ CHEGOU ATÉ O BLOG DA BRUH?

Participe do Blog da Bruh! =D

Caso não abra a lista de Amigos da Bruh logo abaixo desse recado, por favor, tecle F5 para atualizar a página. Obrigada.

Que bom ter você aqui! Amigos do Blog da Bruh:

Para evitar aborrecimentos, pessoas de má fé e afins, é necessário fazer login usando uma conta que já tenha sido criada (Google, Orkut, Twitter, Yahoo) para participar do Blog da Bruh. Agradeço desde já sua compreensão. Fico imensamente feliz quando você comenta e diz que esteve por aqui.
Comentem à vontade em qualquer postagem!