sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

• ALAMANDA - Allamanda cathartica L

A trepadeira Alamanda

ALAMANDA - Allamanda cathartica L 

Nome Técnico: Allamanda cathartica L.
Syn.: Allamanda cathartica var. hendersonii(Bull ex Sombrain),
Allamanda hendersonii Bull. ex Dombrain

Nomes Populares :
Alamanda amarela, alamanda, alamanda de flor grande, dedal-de-dama.

Família :
Angiospermae - Família Apocynaceae

Origem:
Nativa do Brasil da região da região costeira do norte,
nordeste e leste do país, cultivada no mundo inteiro.


Alamandas - Foto by BruhFloripa

Descrição:
Planta perene de característica de longos ramos lenhosos a semi-lenhosos, flexíveis, considerada como trepadeira arbustiva.
As folhas são verticiladas, ovais e oblongas, sem pêlos.

As flores são produzidas quase todo o ano, mais na primavera até o outono e tem formato campanulado, com as pétalas recortadas arredondadas surgindo na axila das folhas. As sementes são numerosas, dentro de frutos do tipo cápsula.

Toda a planta tem um látex resinoso e venenoso, como muitas plantas desta família que pode causar dermatite por contato na pele.
Tem um crescimento vigoroso em climas mais quentes, podendo cobrir facilmente pérgulas de tamanho grande, mas nos estados mais frios é cultivada em arcos, junto a pilares e para cobrir o topo de muros.

Cultivo:
Local de cultivo ensolarado e solo bem drenado.

Na cova de plantio colocar húmus de minhoca, adubo orgânico composto de adubo animal e folhas decompostas e adubo granulado NPK formulação 10-10-10, para um crescimento inicial vigoroso.

Necessita um trabalho de condução, amarrando os ramos com cordão de algodão a tutores, treliças ou podem ser entrelaçados em fios de aço esticados junto a paredes e muros.
Adubação anual de inverno com composto orgânico e adubo granulado que induz a floração do tipo NPK formulação 4-14-8.

As regas durante o verão deverão ser regulares, dependendo da região, em locais frios no inverno só regar quando não houver chuvas no período. 

Ambiente e uso decorativo:
Pérgulas e arcos de tamanho médio têm um efeito ornamental muito interessante, principalmente os de madeira tratada em tons escuros que constrastam com o verde vivo da folhagem e das flores amarelas.

Como a alamanda tem ramos flexíveis, poderemos enrolá-la sobre si mesmo, e transformá-la num arbusto sobre gramados ou mesmo em vasos, colocando um tutor no meio do vaso que ficará escondido quando a planta tiver bom tamanho.

Curiosidades:
Como a alamanda tem princípios tóxicos e venenosos descobriu-se que é muito eficiente no combate a pragas de jardim,como cochonilhas e pulgões.

Fazer uma chá das folhas picadas com água quase fervendo, esperar esfriar e com um aspersor borrifar as plantas atacadas.
Não usar recipientes de uso para alimentos, colocar luvas na hora de cortar as folhas e esperar um dia sem sol ou após o entardecer.

Esta “chá” não deve ser aplicado antes de chuvas pois diluiria o veneno e nem guardado, pois as substâncias voláteis se perderiam e não haveria eficácia do produto.
Muitas vezes o ataque dos insetos é muito grande, nem todas as folhas foram atingidas e é necessária então mais de uma aplicação. 

Texto sobre Alamanda: Eng.Agr.Miriam Stumpf.

Allamanda bianchetti - Foto by BruhFloripa

* Nome Científico: Allamanda blanchetti
* Sinonímia: Allamanda violacea
* Nome Popular: Alamanda-roxa, alamanda-rosa,
 orelia, rosa-do-campo, alamanda-cheirosa
* Família: Apocynaceae
* Divisão: Angiospermae
* Origem: Brasil
* Ciclo de Vida: Perene

A alamanda-roxa é uma planta muito rústica e bonita. Ela apresenta ramos longos e arroxeados e folhas ovaladas, coriáceas, verdes e brilhantes. As flores são grandes, de cores envelhecidas, que incluem o rosa, o roxo, o amarelo e o creme, de acordo com a variedade. As floração pode se extender por todo o ano, mas é mais abundante nos meses quentes.

No jardim pode ser plantada isolada ou em grupos, formando maciços e renques. No entanto é mais comum sua utilização como trepadeira, quando tutorada adequadamente sobre suportes, através de amarrios. Desta forma pode cobrir arcos, treliças e caramanchões, entre outros. Por ser uma planta tóxica, deve se ter o cuidado de mantê-la longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, leve, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Devido ao peso da ramagem vigorosa, deve-se evitar seu uso em treliças e cercas mais frágeis. Seu crescimento é moderado. Não tolera o frio intenso. Multiplica-se por sementes e estacas.



Uso Medicinal e Toxicidade

Esta planta tóxica é utilizada na medicina popular, principalmente como purgante (catártico). Porém, este uso, bem como ingestões acidentais da planta, acarretam distúrbios gastrintestinais intensos caracterizados por náuseas, vômitos, cólicas abdominais e diarréia, causados pela presença de saponinas.

Uso Litúrgico


Erva de Omulu - Não é utilizada em obrigações, sendo empregada somente em banhos de descarrego. Na medicina caseira ela é usada para tratar doenças da pele: sarna (coceiras), eczema e furúnculos. Para usar é necessário que se cozinhe as folhas, e coloque chá de folhas sobre a doença.


Onde encontrar:
No Blog da Bruh é só encomendar! =D

Muda de Alamanda amarela - Allamanda cathartica
No vaso pequeno pra você transplantar, ver crescer e florir. =D
Por apenas R$ 15,00 (quinzinho, menos que a manicure, que legal!)

Confira na $ Tabela de Mudas $ outras plantas
e solicite essa muda e algumas outras mais.

♥ ♥ ♥

7 comentários:

  1. Ola Bruh, como vai!?!?!?
    Vim agradecer a sua visita ao meu blog e os seus comentários tão gentis, muito obrigado.
    Quero aproveitar e te desejar um bom Natal e um Ano Novo feliz junto aos seus familiares.
    Um grande abraço , Boas Festas e fique com Deus sempre.

    ResponderExcluir
  2. OI, obrigado pela visíta e que o meu objetivo de divulgar a menória da FEB não seja em vão. Já que nossos pracinhas foram abandonados ao esquecimento durante anos. Parabéns pelo seu blog. bj. Henrique Moura

    ResponderExcluir
  3. Olá,BRUH..
    Vim retribuir a visita que fizeste em meu blog e para dizer também que já a sigo faz tempo,dê uma verificada,entre seus seguidores.
    Feliz Ano Novo..ah!estou em Floripa,ficarei até o dia 03.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga
    Vim te ver te abraçar e te desejar um Ano Novo repleto de paz e muitas bençãos
    Uma amiga me disse para plantar alamandas, que minha horta-jardim vai se encher de borboletas...
    bjs
    Tina (SONHAR E REALIZAR)

    ResponderExcluir
  5. Ola tenho trepadeiras no meu quintal que me parecem ser essa de flor amarela,a flor é igual mas nao tem fruto e a folha parece bem mais aredandada,o fato é que faz uns tres meses ela parou quase que por completo de dar flores,os brotinhos estao secando e as flores tambem elas secam e caem antes de abrir eu ja olhri tudo e nao vejo praga tem uns besourinhos meio laranja avermelhado mas é em pouca quantidade e eu vou matando,entao axo que nao é culpa deles. a ponta dos galhinhos estão secando todas sera que vc podia me ajudar? elas estao enormes e quase cobrindo o muro eu nao queria que moressem,tenho algumas em vasos e outras direto no chão.desde ja obrigada eu moro emfortaleza no ceara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá comadre anômima! Obrigada pela visita.
      Você poderia tirar umas fotos desses bichinhos pra eu saber como são? A alamanda é tóxica, usamos o suco dos caules para borrifar outras plantas. A alamanda tem período de descanso, onde ela fica só nos galhinhos, ela perde até as folhas. Sua alamanda pode estar entrando em período de dormência, na próxima primavera, ela retornará com folhas e flores. Ou o solo onde ela está plantada está faltando nutrientes que vc pode comprar em floriculturas um abudo para colocar na terra.

      Excluir
  6. Para os outros comentários, me perdoem a demora em responder aqui, é porque eu visitei vcs e respondi no blog de vcs.
    Agradeço as visitas e sempre visito quem me visita.
    Obrigada. ♥

    ResponderExcluir

http://bruhfloripa.blogspot.com.br
Visite mais vezes e confira todas as postagens.
Obrigada pela visita e deixe sua dúvida aí na mensagem que eu
♥ Agradeço ♥ desde já sua participação.
By Bruh Floripa! =D

SACIE MINHA CURIOSIDADE, POR FAVOR RESPONDA... COMO VOCÊ CHEGOU ATÉ O BLOG DA BRUH?

Participe do Blog da Bruh! =D

Caso não abra a lista de Amigos da Bruh logo abaixo desse recado, por favor, tecle F5 para atualizar a página. Obrigada.

Que bom ter você aqui! Amigos do Blog da Bruh:

Para evitar aborrecimentos, pessoas de má fé e afins, é necessário fazer login usando uma conta que já tenha sido criada (Google, Orkut, Twitter, Yahoo) para participar do Blog da Bruh. Agradeço desde já sua compreensão. Fico imensamente feliz quando você comenta e diz que esteve por aqui.
Comentem à vontade em qualquer postagem!